Reunião do Comité de Aviação da OTAN

Portugal recebe a reunião da Primavera do Comité de Aviação da OTAN (NATO Aviation Committee – AVC)


Decorreu no Estoril entre 15 e 18 de maio a reunião da Primavera do Comité de Aviação da OTAN (NATO AVC). Este evento contou com a presença de altos representantes civis e militares dos países membros da Aliança, do Euro-Atlantic Partnership Council (EAPC) e do Mediterranean Dialogue (MD), para além de diversas organizações internacionais como a EUROCONTROL, a European Defense Agency (EDA), a Federal Aviation Administration (FAA) e a International Civil Aviation Organization (ICAO), entre outras, num total de cerca de 100 participantes, de aproximadamente 35 países.

O NATO AVC é um fórum que reporta diretamente ao North Atlantic Council (NAC), tendo por objetivo reforçar o esforço global e a coerência no desenvolvimento de políticas e capacidades sobre aspetos relevantes dos domínios da aviação civil e militar, a fim de satisfazer as necessidades operacionais crescentes da Aliança, necessárias para responder à evolução do ambiente de segurança.

Nesta reunião foram discutidos temas como o futuro da aviação da NATO, a segurança informática no âmbito da aviação e a partilha de lições apreendidas em exercícios e no teatro de operações.

A abertura dos trabalhos foi efetuada por S. Ex.ª o General Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, por inerência a Autoridade Aeronáutica Nacional, que deu as boas vindas aos membros do NATO AVC, relevando a importância deste Comité e salientando os vários temas em debate nesta reunião.

A organização do evento esteve a cargo da Força Aérea e da Autoridade aeronáutica Nacional (AAN).











31 de Maio de 2017


Voltar